terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

História de D.Pedro e D.Inês

Diogo Lopes Pacheco

Pouco se sabe desta personagem histórica. Diogo Lopes Pacheco, nasceu no ano de 1302 e faleceu no ano de 1383. Foi fidalgo da Corte e conselheiro do rei D. Afonso IV. É conhecido por ter participado no assassinato de D. Inês de Castro, ocorrido em 1355, assassinato este que teve também a colaboração de Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves. Diogo Lopes Pacheco estava convencido que Inês de Castro “estava feita” com a Coroa castelhana, e a sua ascensão ao trono poderia significar a perda da independência de Portugal.
Com a subida de D. Pedro I ao trono de Portugal, os assassinos temeram a vingança do rei e, assim, os três fidalgos procuraram refúgio em Castela.
Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves foram julgados em Santarém. Porém, Diogo Lopes Pacheco conseguiu fugir para Avinhão e escapar assim ao destino cruel dos seus companheiros.
Diogo Lopes Pacheco voltou para Portugal, vindo a desempenhar funções diplomáticas. Contudo, não concordou com o novo monarca, D.Fernando, ter contraído matrimónio com Leonor Teles, mais uma castelhana. Por isso, teve que fugir uma vez mais. Convenceu D.Henrique II de Castela a cercar Lisboa, ideia essa que não teve lá muitos bons resultados… Apesar de tudo, foi perdoado e faleceu em Lisboa, no ano de 1383.


Para saberes mais:
Por: Amélia Alves
Beatriz Mestre
Margarida Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário