sábado, 21 de fevereiro de 2009

História de D.Pedro e D.Inês

Beatriz de Portugal

Inês de Castro e o Rei D. Pedro I de Portugal tiveram alguns filhos e filhas, entre eles Beatriz de Portugal, que nasceu em Coimbra entre 1347 e 1351, embora não se tenha muito bem a certeza do dia e ano em que nasceu. Pouco se sabe desta mulher e, para sermos sinceras, nem sequer conseguimos encontrar um retrato dela! Talvez fosse bonita e loura, como a mãe…

Alguns historiadores consideram Beatriz como uma filha ilegítima de D. Pedro I e, por isso mesmo, o título de Infanta de Portugal nunca lhe poderia pertencer. É importante lembrarmos que um bastardo não tinha direito a praticamente nada, pois só os filhos oficialmente registados pelo pai podiam ter primazia às terras e heranças. No caso das mulheres, a vergonha ainda era maior, chegando ao ponto de nunca poderem casar, visto que eram olhadas como sendo “filhas do pecado”.Por outro lado, alguns dizem que após a morte de Inês de Castro, o Príncipe, que agora herdara o trono, admitiu que se tinha casado secretamente com Inês de Castro, afirmando, assim, que ela era uma Rainha Legítima de Portugal.

Beatriz de Portugal tornou-se Condessa de Albuquerque, quando se casou com D. Sancho, conde de Albuquerque. Acabou por falecer no ano de 1381.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beatriz_de_Portugal,_Condessa_de_Alburquerque
Foto de D.João I, o meio-irmão de Beatriz:
http://forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=13284

Por:Amélia Alves
Beatriz Mestre
Margarida Machado

4 comentários:

  1. gosto, é importante falar sobre os filhos de D. Inês de Castro.

    ResponderEliminar
  2. gosto do texto, só não percebo o que faz uma foto de D. João de Avis

    ResponderEliminar
  3. D. João de Avis é um dos parentes de D. Pedro. Não conseguimos encontrar uma foto de D. Beatriz...

    ResponderEliminar