Mostrar mensagens com a etiqueta Um Quadro Para Inês. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Um Quadro Para Inês. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 10 de março de 2009

Um quadro para Inês

Arte Gótica

A arte gótica estendeu-se por mais ou menos 400 anos, mais ou menos (de 1.100 até 1.500).
O Estilo Gótico, de certa forma, está ligado aos godos. Na verdade, este termo foi criado por Giorgio Vasari, um pintor e arquitecto do século XVI. Ele achava que esta arte era escura e sem beleza, por isso associou-a aos godos, que invadiram Roma em 410 D.C.
O gótico também é um estilo arquitectónico e também designa uma fase da história da Arte Ocidental.
Este movimento cultural e artístico desenvolveu-se durante a Idade Média.
A primeira diferença e mais importante entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Estas são sempre muito grandes, delicadas, quase “rendilhadas”, jogavam com as luzes, tinham sempre vitrais, muitos arcos e a suas grandes dimensões davam a ideia de que as vozes chegavam ao céu.
O Estilo Gótico foi mais aclamado em França. No caso de Portugal, o mosteiro dos Jerónimos é considerado gótico, embora a sua ornamentação seja descrita como sendo “manuelina”, devido aos motivos esculpidos, tais como frutas, plantas, animais, etc.



Para saberes mais:
1-http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e4/Notre_dame-paris-view.jpg/300px-Notre_dame-paris-view.jpg

2-http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

Fotos retiradas de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
http://rupturavizela.blogs.sapo.pt/404155.html
Por: Cristian Soeiro

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Um quadro para Inês

Túmulo de D. Inês de Castro e de D. Pedro


Para quem não viu ainda o túmulo de Inês de Castro e o túmulo de D. Pedro, que está situado no Mosteiro de Alcobaça, aqui têm duas imagens deles.










No entanto, descobrimos um site fabuloso, onde se mostra uma vista panorâmica deste túmulo. É como se estivéssemos lá!! Se quiserem, podem dar uma espreitadela.

Vale a pena!! O site é este aqui.
Já agora, por que razão os túmulos não estão ao lado um do outro? Porque, quando Inês e Pedro acordarem do sono da morte, a primeira coisa que irão ver é o rosto um do outro…
Por: Cristian Soeiro
Diogo Infante